Strangers

26 de jan. de 2010 by Mari Craveiro
Semana passada eu conheci o trabalho do Benoit Paillé, um fotógrafo canadense de 24 anos. Aqui está o book dele no Blurb. E aqui uma entrevista com ele no site Virusphoto.com.
Antes de mais nada, é interessante dizer que eu comi bola e achei que ele era uma mulher. Só descobri hoje, quando fui pesquisar e vi a foto do próprio no seu site. Por algum motivo, eu interpretei o olhar dele como feminino.
O Benoit fez uma série intitulada Stranger Project cuja proposta é ir de encontro à privacidade das pessoas que ele conhece casualmente em suas andanças. O que ele gosta é de intervir no universo do indivíduo e produzir fotos a partir dessa intervenção. É bem bom. O cara tem talento e as fotos têm um “relevo emocional”, fruto da própria intenção do artista.
Eu sempre tive um hábito, quando sozinha, quase que automático, de ficar observando as pessoas nas ruas. Estranhos, passantes, figuras anônimas. Primeiro, o rosto,  o gestual do corpo e depois o comportamento. Acho que é uma tentativa constante, uma sede, de compreender mais a alma humana. Vendo as fotos do Benoit, eu me identifiquei no movimento dele e na sua capacidade, independente da sua intervenção, de captar a natureza única de cada persona. Vale a pena conferir o trabalho do moço.
Posted in Marcadores: , , | 0 Comments »

0 comments: